segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Ficar Doente: Um Luxo para Poucos

Ficar doente nesse país, assalariados, estudantes/estagiários, e afins é realmente um luxo. Na semana passada fui afortunada por uma amidalite com direito a febres altíssimas e terríveis dores de cabeça, acompanhadas de muito mal-estar e a famosa "dor no corpo". Horrível falar sobre doença ou os males da saúde, mas quis enfatizar os sintomas para poder ser o mais realista possível e transmitir o que realmente passei.

Quando comecei a me sentir mal, fui direto a um hospital que ficava no meu trajeto do trabalho pra casa, pra ficar mais fácil ir embora depois, mas chegando lá me deparei com a seguinte notícia de uma semi-jovem, queprovavelmente estava mostrando umas fotos do Orkut pra colega e dando alguns risinhos, " Agora só atendemos gestantes aqui". Como no momento não me enquadro neste quesito, muuito cansada e decepcionada, ainda com todos aqueles sintomas tive de andar umas seis quadras, por que este trajeto não tem nenhum ônibus que o faça, me dirigi ao hospital mais próximo que as duas me indicaram, chegando lá peguei uma senha e aguardei a minha vez pra fazer a ficha, desta vez a semi-jovem que me atendeu foi muita mais simpática e educada, me chamou o tempo todo pelo meu primeiro nome e só fiquei muito triste em ter que aguardar mais de duas horas pelo atendimento, que com todos esses sintomas, só serviu pra me deixar ainda mais doente.

Depender do SUS, Sistema Único de Saúde do governo em parceria com governos estaduais e municipais é "U Ó", como diria uma grande amiga. O descaso é tão grande que neste mesmo hospital uma conhecida teve de levar a filha dela que havia sido atropelada por uma moto, a menina foi jogada mais de 500 metros do local da batida, ela teve o rosto todo machucado e a cabeça cheia de ematomas e os médicos estavam se negando à fazer uma tomografia do cérebro da menina. Onde já se viu uma coisa dessa, quem poderia garantir somente com exames de raios-X que a menina não estava com uma lesão cerebral.

Isso é o fim, o governo só quer saber de arrecadar e fazer transações comerciais exteriores, o povo que espere a economia do país melhorar e depois todo o resto vai melhorar. Quando o governo vai tratar com mais dignidade o nosso povo, as vezes me parece que acontece esse tipo de coisa de propóstio, para que as pessoas deixem de frequentar o sistema público e vá logo para o privado por que dessa forma o governo arrecada mais impostos. Quando o povo vai começar a impor, cobrar por serviços que são garantidos pela constituição, porém o papel aceita tudo não é?! É íncrivel como as pessoas estão conformadas com tudo. Temos que tomar atitudes e deixar de aceitar tudo que nos é jogado "güela" abaixo como se fossemos uma lata de lixo onde tudo de pior nos é oferecido!!!!!!!!!

Nenhum comentário: